beleza   / Adeus, velhos hábitos

Cuidado capilar! Veja 7 erros que prejudicam a saúde dos seus cabelos e do couro cabeludo

A tricologista Viviane Coutinho elenca hábitos comuns que são prejudiciais para qualquer pessoa

Manequim Publicado terça 17 março, 2020

A tricologista Viviane Coutinho elenca hábitos comuns que são prejudiciais para qualquer pessoa
7 erros que prejudicam seu cabelo - Getty Images

Quem não gosta de ter os cabelos lindos, não é mesmo?

Vemos todos os dias mulheres e homens em busca do cabelo mais liso, mais ondulado, mais crespo, preso, etc, e na busca pela perfeição, eles acabam cometendo erros e prejudicando a saúde dos fios e do couro cabeludo.

A tricologista Viviane Coutinho elencou 7 deslizes bem comuns cometidos com as madeixas que podem ser abandonados hoje mesmo!

1) Usar água quente para lavar os cabelos

 Isso aumenta as chances de descamação no couro cabeludo e ressecamento nos fios. Banhos muito quentes também estimulam ainda mais as glândulas sebáceas, ou seja: aumentam a oleosidade.

2- Ficar com medo de lavar os cabelos devido à queda

Durante o banho é quando ocorre o desprendimento do cabelo que já estava programado para cair. Se demorarmos mais a lavar, maior chance de ter mais queda.

3- Passar o shampoo apenas nos fios

É preciso direcionar o shampoo para o couro cabeludo, respeitar o tempo de pausa para que ocorra a entrega das propriedades propostas e massagear sempre de forma suave sem o uso das unhas.

4- Não usar protetor térmico antes de utilizar secador ou chapinha

É primordial proteger os fios para amenizar danos causados pelo calor.

5- Dormir ou prender os cabelos úmidos

Ambiente abafado e úmido aumenta a propensão de fungos e bactérias -- Eca, não queremos isso, né? 

6- Achar que a escova progressiva é um tratamento para os fios

Pelo contrário, progressivas geram películas que impedem que os tratamentos sejam absorvidos, afinam mais os cabelos e tornam o couro cabeludo mais oleoso.

7-  Mulheres usarem shampoos para homens e vice-versa

Os homens tendem a ter o couro mais oleoso que as mulheres, por isso existem formulações mais apropriadas. Já as mulheres, podem apresentar couro oleoso, porém têm também a fibra que requer um cuidado mais específico. Por isso, são menos detergentes. O ideal é sempre respeitar as indicações.



Formada há 20 anos em Fisioterapia, pós graduada em Tricologia e Terapia Capilar, certificada pela Internation Association of Trichologists, Membro e Docente da Academia Brasileira de Tricologia, a tricologista Viviane Coutinho é docente na Academia Brasileira de Tricologia, onde capacita profissionais para o mercado de beleza. Em seu consultório de reabilitação capilar realiza tratamentos para os mais diversos problemas, da calvície ao ressecamento, passando pela caspa. Viviane tem 14 anos na aréa da Tricologia. 

Último acesso: 03 Jul 2020 - 19:03:50 (1042411).