Impossível não cobiçar os cachos desfilados em grandes premiações. De Beyoncé à Blake Lively, as famosas não abrem mão dos fios mais encorpados e com volume para arrasar. Se você já tentou copiar o look em casa e ficou frustrada por não chegar ao resultado esperado, nada de pânico: segundo o hair stylist Sergio G., do do Hi Salão, cada cabelo deve ser preparado de uma maneira diferente – “Existem vários modos de cachear ou ondular os fios, mas eles vão depender muito da textura e do tipo de cabelo”, explica.
A lavagem
Independente da textura do seu cabelo, antes de cachear é importante lava-lo com um shampoo transparente e pouco condicionador. “O transparente limpa mais o cabelo e deixa mais solto, fixando mais as ondas”, alerta o especialista. Quem já possui os fios encaracolados, o condicionador pode ser em maior quantidade.
Cabelos lisos
Não tem jeito: o babyliss é a melhor opção para dar forma aos fios. Mas, para que os cachinhos não caiam facilmente, o segredo está no processo antes do modelador: aplique um mousse capilar nos cabelos ainda úmidos – isso ajuda a encorpar o cabelo – e seque-o sem escovar. Certifique-se de que os fios estão completamente secos antes de fazer o babyliss de costume e, por fim, capriche no spray de fixação.
Cabelos ondulados
Deixar as ondas mais bonitas sem o uso do babyliss é possível para quem tem a textura dos fios mais grossa! “Seque 70% do cabelo, deixando um pouquinho úmido, e vá torcendo o cabelo e fazendo mini coques torcidos, o tamanho e quantidades dos coques é que vão determinar se será mais ou menos ondulado. Deixe secar o restante do cabelo naturalmente e só solte na hora de sair. Depois de soltar, use um spray fixador. As ondas ficam maravilhosas e super naturais”, revela Sérgio, que é responsável pelos cabelos estonteantes de Fernanda Lima e Tania Khallil.
Cabelos cacheados
Quem quer deixar os cachos mais poderosos ainda, tem duas opções: uma para deixar os cachos naturais mais definidos e reduzir o frizz e outra para deixá-los maiores ou menores e também mais definidos.
“Na primeira, após lavagem, aplique um mousse dividindo em partes o cabelo, da raiz até as pontas, e vá amassando com as mãos. Faça isso no cabelo todo, mas é super importante que divida o cabelo e vá fazendo por partes para que o mousse penetre em todo cabelo e reduza o frizz. Após passar no cabelo todo, ligue o difusor na temperatura máxima e potência media para não arrepiar e vá colocando o difusor nos cabelos até que estejam pelo menos 80% secos”, ensina. O difusor ajuda a deixar os cachos mais definidos e menos volumosos. Depois, aplique umas 10 gotas de óleo reparador para dar brilho aos cachos.
A segunda forma de definir é usar o babyliss com o cabelo cacheado e bem seco. Aplique um protetor térmico e faça o babyliss seguindo o formato natural dos seus cachos, pegando um cachinho por vez. “Se quiser menos volume, faça o babyliss em uma quantidade maior de cabelo, ou seja, pegue uma mecha mais grossa, com dois ou três cachos por mecha. Os cachos ficam bem definidos porém menos volumosos. O ideal para este tipo de cabelo é usar um babyliss mais fino”, explica o expert.