Muito se fala quando os fios estão ressecados e precisam de hidratação e demais cuidados, não é mesmo? Mas outro problema muito comum que acomete o cabelo é o chamado de scab hair, ou seja, quando os fios estão com uma textura porosa, grossa e até áspera, sem cicatrização.
O problema é causa, principalmente, de tratamentos químicos alcalinos “que agridem mais os fios ao terem contato com o couro cabeludo. Já que isso afeta as glândulas sebáceas, fazendo com que eles já nasçam sem forma e sem a oleosidade natural“, explica a cabeleireira Janny Mota.
Mas, afinal, como tratar esses fios porosos para que retomem a sua forma mais saudável possível? A especialista, portanto, lista alguns passos importantes para você incluir na sua rotina capilar.
Cabelo com textura porosa? Entenda causa e como tratar o scab hair
Em primeiro momento, a cabeleireira destaca como impedir que algo assim ocorra com seu cabelo: “Cuidado com a química! Evite, principalmente, aquelas alcalinas, como relaxamento, permanente, soltura dos seus cachos, entre outros; Mas, caso faça, não aplique no couro cabeludo!”.
Além disso, “evite fontes de calor perto do couro cabeludo, como secador e chapinha e use os shampoos certos e adequados para o seu tipo de couro cabeludo: oleoso, normal ou seco. É importante manter o equilíbrio sempre”.
No entanto, se seus fios já estão danificados e apresentando essa textura porosa, o ideal é um cuidado diário. “Pelo fato de que o cabelo já nasce assim, de ser algo desde o começo, o tratamento precisa ser 100%, ou seja, nos fios e no couro cabeludo. E é importante tratar o couro cabeludo para não haver mais a possibilidade dos fios nascerem assim“, detalha.
Por fim, Janny Mota explica: “No couro cabeludo, você vai precisar de óleo vegetal. Passe ele de 15 a 20 minutos antes de tomar banho ou lavar massageando, e, ao enxaguar, faça massagem também. Já nos fios, faça umectação 1x a cada 15 dias, no mínimo, e pode usar uma touca térmica para ter um resultado melhor. Não tenha medo de usar os finalizadores que tenham mais óleos em sua composição também“.
Siga a Manequim no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!