beleza   / Dicas de beleza

Boca rachada nunca mais! Confira algumas dicas valiosas para evitar o ressecamento dos lábios

Com a falta de umidade no ar e a desidratação, os lábios necessitam de cuidados especiais; veja quais são

MANEQUIM Publicado terça 15 setembro, 2020

Com a falta de umidade no ar e a desidratação, os lábios necessitam de cuidados especiais; veja quais são
Boca rachada nunca mais! Confira algumas dicas para evitar o ressecamento dos lábios - Freepik

Sejam finos, carnudos, claros, escuros... Os lábios formam uma região delicada do corpo humano, composta por uma pele fininha e mucosa. Por apresentarem milhões de terminações nervosas, são muito mais sensíveis que a ponta dos nossos dedos, por exemplo, e consequentemente, necessitam de um cuidado especial.

Com a falta de umidade do ar, os lábios tendem a ressecar com uma frequência maior, não é mesmo? Nesse caso, são muitas as pessoas que desenvolvem a mania de puxar as pelinhas que se soltam, agredindo ainda mais a região.

+ VEJA: Na televisão, Juliana Paes fala sobre transição capilar e conta que foram 5 anos para chegar no resultado desejado

Em matéria publicada pelo portal Universa, do UOL, a dermatologista Bianca Gastaldi, de Joinvile, Santa Catarina, explicou que a pequena quantidade de água presente no ar pode fazer com que apenas ingestão de líquidos pode não compense, ressecando ainda mais a mucosa da boca. "Esse desequilíbrio faz também com que sejam mais comuns nesta época descamação, rachaduras e herpes", explicou.

Então, como cuidar dos lábios corretamente?

Sabe quando você sente os lábios ressecados e automaticamente umedece-os com saliva? É importante você saber que esta atitude é negativa para sua boca, isso porque o pH da saliva é ácido, contribuindo ainda mais para ressecamentos e consequentes rachaduras nos lábios.

Ou seja, o ideal é que você sempre tenha os famosos lip balms à mão. Na farmácia, podemos encontrar diferentes variações do produto sendo vendidas de R$ 5 a R$ 50. Aposte em hidratantes a base de manteiga de cacau, ácido hialurônico, lansinoh e lanolina para reparar a mucosa.

+ VEJA: 5 dicas - quase infalíveis - para manter suas unhas grandes, fortes e saudáveis

De manhã, se jogue nos produtos labiais com fator de proteção solar, uma vez que um dos principais agressores é o sol. Já para o período da noite, se você costuma aplicar cremes e ácidos na pele do rosto, como o salicílico, retinol ou ácido glicólico, evite a região dos lábios. Eles podem contribuir para o ressecamento e possíveis irritações na área. E mais uma vez, não se esqueça de hidratar a boca antes de dormir.

Se o ressecamento causar rachaduras e sangramentos, invista em produtos que contenham ceramidas, vitamina E e pro-vitamina B5, além de aumentar consideravelmente o consumo de água.

Último acesso: 20 Oct 2020 - 11:23:42 (1043259).