Saiba os prós e contras dos tecidos naturais e sintéticos
Optar por um ou outro dependerá mais do seu estilo de vida e valores pessoais do que algo baseado no “certo” ou “errado”. Confira!
Optar por um ou outro dependerá mais do seu estilo de vida e valores pessoais do que algo baseado no “certo” ou “errado”. Confira!
– Se você valoriza o conforto, aposte no algodão e no linho:
Quem tem o conforto como valor pessoal, gosta da liberdade de movimentos e mantém distância de roupas que apertam, pinicam ou são difíceis de vestir. Por isso, costumam se identificar mais com o algodão e o linho, que são tecidos de origem vegetal e não agridem o meio ambiente.
PRÓS: São tecidos confortáveis, flexíveis e resistentes, que têm um toque agradável, suas fibras permitem que a pele respire sem provocar cheiro ruim por causa da transpiração.
CONTRAS: Por serem naturais, são mais caros, amassam com facilidade e podem desbotar com algumas lavagens.
– Se você valoriza a praticidade, aposte nos tecidos de polímeros sintéticos:
Quem valoriza a praticidade gosta de roupas que não dão trabalho para lavar e para vestir. Se usar a mesma calça três vezes na semana, tem que parecer sempre impecável, limpa e nova. Se você se identifica, pode preferir os tecidos sintéticos, feitos a partir de fibras produzidas pelo homem, usando como matéria-prima polímeros sintéticos: poliéster, helanca, nylon, acrílico, elastano, poliamida.
PRÓS: São resistentes, não desbotam, têm toque sedoso, secam rápido, não amassam com facilidade e seu preço é superacessível.
CONTRAS: Não absorvem a transpiração, por isso, podem cheirar mal. As fibras tendem a quebrar com ferro de passar muito quente. Por ser sintética, é quente e provoca suor. Tecidos como jérsei, que tem bastante elastano, não podem ser pendurados, senão estragam.
– Se você valoriza elegância, aposte em tecidos de materiais naturais:
Quem valoriza a elegância aliada à praticidade gosta de tecidos nobres que não amassam com facilidade e não precisam ir para a lavanderia para se manterem impecáveis, como viscose, acetato, lurex, nailon, modal – que são tecidos artificiais, feitos a partir de materiais naturais (animais e vegetais).
PRÓS: Imitam perfeitamente tecidos nobres como a seda, cetim, lã e couro, não amassam com facilidade e, por isso, são ideais para viagem. Não desbotam e a roupa
fica com aspecto de nova por muito mais tempo. Seu preço é superacessível.
CONTRAS: Podem deformar com as lavagens e encolher na secadora, criando bolinhas e pelinhos quando começam a envelhecer, e podem cheirar mal. A imitação de couro pode descascar a superfície antes de um ano de uso.