Evite ácaros e bactérias: saiba como lavar seus travesseiros à mão ou na máquina
É importante que o item seja higienizado a cada seis meses, mas poucas pessoas respeitam este prazo
É importante que o item seja higienizado a cada seis meses, mas poucas pessoas respeitam este prazo
Para obter uma cama cheirosinha e perfeita para deitar à noite, normalmente as pessoas fazem o que? Trocam os lençois! Mas você sabia que trocar a roupa de cama não te faz escapar dos ácaros e das bactérias? Pois é!
O colchão e o travesseiro também precisam ser higienizados frequentemente para que as noites de sono sejam mais tranquilas, afinal, aquele travesseiro grosso e super confortável pode ser um verdadeiro habitat de ácaros e bactérias, responsáveis por muitos problemas alérgicos, como asma e rinite.
O mais recomendado por especialistas é que os travesseiros sejam trocados a cada dois anos, mas dificilmente essa orientação é respeitada, então separamos aqui algumas dicas para quem quer higienizá-los em casa a cada 6 meses, para mantê-los limpinhos e livres da proliferação de seres indesejados.
ANTES DE TUDO: VERIFIQUE O MATERIAL
Assim como fazemos com as roupas, é preciso saber o tipo do travesseiro para lavá-los da melhor maneira. Hoje em dia, há diversos modelos deles no mercado (de espuma, de penas, de plumas, microfibra entre outros) e um erro na higienização pode acabar mal.
Por isso, antes de aprender como lavar travesseiro olhe a etiqueta com as instruções de lavagem e siga o que os fabricantes orientam.
PARA LAVAR NA MÁQUINA
Travesseiros feitos em poliéster, plumas e penas normalmente podem ser colocados na máquina de lavar roupas, mas antes de executar essa ação, é preciso olhar a etiqueta com as instruções do fabricante.
Como fazer
Primeiro, retire a capa protetora para colocá-lo na máquina. Depois, garata que só tenham, no máximo, dois travesseiros lá dentro.
Para lavar, coloque a medida do sabão normal e, no lugar do amaciante, opte pelo vinagre branco — ele fará com que a peça fique mais macia.
Antes de ligar a máquina, mude para o ciclo de lavagem suave para evitar qualquer dano ao travesseiro.
Quando terminar, não coloque na secadora! Ela poderá danificá-lo. Ao invés disso, deixe-o em algum local bem ventilado pelo tempo que for necessário, até ele ficar completamente seco.
PARA LAVAR NA MÃO
Como algumas peças não podem ser lavadas na máquina, a opção que resta é lavá-las na mão — e apesar de ser mais trabalhoso, valerá a pena! Confie em nós.
Como fazer
Para começar, retire a capa que envolve o travesseiro. Os dois serão lavados separadamentes.
Em um balde, prepare uma solução com água, bicarbonato de sódio e vinagre e deixe o travesseiro de molho por 1 hora.
(Para 1 litro de água, use 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 200 ml de vinagre branco — essa solução é ótima para retirar o amarelado das pelas também).
Após esse tempo, com um sabão em barra, esfregue seu item com delicadeza e enxague até tirar todos os resquícios do produto.
Para secar, deixe-o em um local ventilado por, no mínimo, um dia ou até que esteja completamente seco.
EVITE LAVAR TRAVESSEIROS DA NASA EM CASA
Travesseiros de espuma, pluma e penas, por exemplo, costumam poder ser higienizados em casa, mas os da NASA, aqueles que se adaptam ao corpo de quem está usando, é melhor evitar.
Por quê?
Ele não pode ir na máquina de lavar e também não deve ficar de molho, então, se você quer saber como lavar travesseiro da NASA, a melhor dica é levá-lo para uma lavanderia que conseguirá higienizá-lo da maneira correta.