1. Faça uma faxina geral
Comece desapegando de tudo que não serve mais ou que você não usa. Separe as peças que você precisa arrumar, costurar ou pintar. Aproveite para lavar as roupas que estão com cheiro de guardadas e dê uma boa limpada nas gavetas e prateleiras, já que estarão vazias.
2. Priorize a padronização
“Tudo o que é bonito encanta os olhos, com o guarda-roupa não seria diferente”, diz Ingrid. Prefira dobrar as peças sempre do mesmo tamanho e arrume os modelos de forma que facilite a busca – pode ser por cor, tecido ou estilo. Se você gosta de caixas, outra dica é escolher todas com a mesma estampa.
3. Controle a quantidade
Depois que todas as roupas forem guardadas novamente, você verá que há um limite de peças que cabem no armário. Onde acomodar as novas? “Lembre-se: a mesma quantidade que entra tem que sair”, aconselha Ingrid.
4. Otimize espaço
Organize seus lenços e echarpes em cabides próprios, assim eles não ficam perdidos. Há estruturas de ferro que se parecem com um vestido, e você também pode pendurá-los nelas. As colmeias são úteis para guardar lingeries, meias e cintos. Para deixar um cheirinho bom, use bolas de cedro: elas afastam insetos e protegem contra o mofo.
5. Mude hábitos
Ser uma pessoa organizada é uma decisão que requer foco. Afinal, tudo o que é novo causa estranhamento. Identifique seus erros e, a partir deles, comece a se policiar para ter uma vida mais regrada. Assim é possível ganhar mais tempo no dia a dia. “Em vez de experimentar uma roupa e deixar jogada, devolva ao local de onde pegou”, exemplifica.
6. Dê um jeito na papelada
Se você tem o costume de guardar documentos no guarda-roupa, arquive-os em caixas separadas por meses ou anos. E não se esqueça de etiquetá-las para facilitar a identificação. Arrumar papéis exige paciência. Mas não tente resolver tudo de uma vez: reserve até três horas por dia para a tarefa.