Saiba quem são as únicas 5 mulheres negras eleitas Miss Universo em 68 anos de concurso
Relembre as cinco modelos negras a vencer o concurso de beleza mais tradicional da história
Relembre as cinco modelos negras a vencer o concurso de beleza mais tradicional da história
No final do ano passado, o mundo vibrou com a coroação da belíssima sul-africana Zozibini Tunzi, eleita a mulher mais bonita do mundo, desbancando 88 candidatas, no concurso Miss Universo 2019.
A modelo de 26 anos foi a quinta mulher negra eleita Miss Universo na competição que já acontece há 68 anos e sua coroação abriu discussão para a escassez de mulheres negras a chegar tão longe no concurso.
Após ser campeã, Zozibini se uniu a uma lista restrita de mulheres negras a vencer o Miss Universo. Relembre quem foram as outras beldades coroadas como as mulheres mais lindas do mundo:
1977 – Janelle Commissiong, Trinidad e Tobago
Depois de 25 anos de concurso, a primeira mulher negra eleita Miss Universo foi a trindadense Janelle Commissiong. A modelo conquistou o título quando tinha 24 anos no evento realizado em Santo Domingo, na República Dominicana.
1998 – Wendy Fitzwilliam, Trinidad e Tobago
A segunda mulher negra a vencer o concurso de Miss Universo também nasceu em Trinidad e Tobago e foi eleita 21 anos após Janelle. Naquele ano, o evento aconteceu em Honolulu, Havaí, quando Wendy tinha 26 anos.
1999 – Mpule Kwelagobe, Botsuana
A botsuanense Mpule Kwelagobe foi coroada na 48º edição do evento realizado em Chaguaramas,Trinidade e Tobago, aos 20 anos e foi a primeira mulher africana negra a vencer o miss universo após as caribenhas. Antes dela, apenas mulheres brancas africanas haviam conquistado a coroa.
2011 – Leila Lopes, Angola
A quarta mulher negra a conquistar o Miss Universo foi a angolana de 25 anos Leila Lopes. A modelo recebeu a coroa na edição realizada em São Paulo enquanto a brasileira Priscila Machado ficou entre as top 5.
2019 – Zozibini Tunzi, África do Sul
Zozibini foi a primeira sul-africana negra vencedora do concurso de Miss Universo. A modelo de 26 anos foi eleita 8 anos após a angolana Leila Lopes em evento realizado em Atlanta, nos Estados e emocionou durante discurso sobre representatividade: “Eu cresci em um mundo onde mulheres como eu, com a minha pele e o meu cabelo, nunca foram consideradas bonitas. Já chegou a hora de parar com isso. Eu quero que crianças olhem para mim e vejam os seus rostos refletidos no meu”.