A maquiagem pode ser sua melhor amiga na hora de ressaltar o que há de mais bonito no seu rosto. Mas também pode virar uma verdadeira vilã caso você ignore suas características e se entregue aos modismos. Até mesmo hábitos antes ou depois dos compromissos especiais podem comprometer o resultado final da sua beleza. Quer ver? Anote aí:
1. Olhos
Sombras
A sombra preta está em alta e garante um efeito chique. Porém, se seus olhos são pequenos, existe um cuidado especial. O mesmo vale para o contrário: quem tem olhos grandes ou inchados devem ter cautela ao aplicar uma sombra clara, como a prateada. Segundo Elton Thadeu, do Studio Tez, o importante é lembra-se da regra: claro aumenta, escuro diminui. Assim, fica fácil de lembrar quais os tons favorecem seu olhar. “Já as mulheres maduras devem passar longe de sombras cintilantes, pois estas acentuam as linhas de expressão”, explica.
Delineador
Impossível não se encantar pelo delineado usado pelas famosas. O item é um dos favoritos no nécessaire das mulheres e tem o poder de deixar o olhar ultrafeminino. No entanto, Elton explica que quanto mais grosso o traço, menor seu olho ficará. “Para mulheres com olhos muito pequenos, costumo indicar até mesmo um traço feito com sombra marrom”, revela o maquiador.
2. Lábios
Entregar-se aos encantos dos batons escuros, principalmente durante o inverno, é quase inevitável. Se seus lábios são muito finos, atente-se para que eles não fiquem ainda menores. “Para aumentar e dar volume aos lábios com maquiagem sem que o resultado fique artificial, você pode aplicar uma leve camada de base ou corretivo da mesma tonalidade de pele e com um lápis de boca da mesma cor do batom fazer um contorno milimetricamente acima do contorno natural e aplicar o batom. O efeito fica ainda melhor quando ilumino o arco do cupido (acima do centro superior dos lábios) e aplico gloss no centro dos lábios”, ensina a maquiadora Juliana Rakoza.
3. Pele
Escolher a base em uma tonalidade que não é a sua é, definitivamente, um dos erros mais comuns entre as mulheres. “Digo sempre que as mulheres se preocupam muito em escolher o shampoo certo para seus cabelos, mas não a base”, diz Elton. Mas nem só o tom correto importa! “Temos hoje uma infinidade de produtos, então por que não usá-los a seu favor? Pele seca, base mais hidratante; pele oleosa, base mais seca, pele mista, uma mistura dos dois como o nome já diz”, completa. Portanto, na próxima ida à perfumaria, teste os produtos e procure também visualizá-lo na sua pele em diferentes luzes.
Questão de saúde
Usar maquiagem vencida
Fazer vista grossa para a data de validade do seu produto preferido não é uma escolha inteligente. “Quando a maquiagem está vencida os conservantes não funcionam mais e o produto pode ser contaminado por fungos e bactérias. As consequências podem variar entre uma irritação na pele (vermelhidão, coceira, descamação) ou o surgimento de acnes, dermatite de contato e até infecções. Além disso, os produtos para as áreas dos olhos precisam de atenção maior já que, se contaminados, podem provocar, por exemplo, conjuntivite ou blefarite (infecção das pálpebras)”, explica o dermatologista Newton Morais.