A última sensação de beleza entre as famosas é o uso do óleo de coco. A modelo Yasmin Brunet e a blogueira fitness Gabriela Pugliesi são adeptas do produto e dividem o truque com suas seguidoras nas redes sociais. As belas aplicam o óleo, vendido em casa de produtos naturais, no cabelo seco e deixam agir por algumas horas, depois é só lavar normalmente.
O dermatologista
Rodrigo Pirmez, da clínica Dr. André Braz, explica que os benefícios do produto serão maiores quando usados por mulheres que submetem os fios a grandes agressões, como o uso frequente de chapinhas. “A cutícula dos fios é danificada, expondo uma camada mais interna dos cabelos, chamada córtex. Desprotegido, ele torna-se mais frágil e quebra com mais facilidade. O óleo de coco se difere por ser capaz de penetrar no córtex do cabelo, atuando mais profundamente na fibra capilar. Além disso, ao penetrar nos espaços formados pelo dano causado às cutículas, ele evita que substâncias agressivas entrem em contato com as estruturas internas do fio. Seu uso evita a perda das proteínas nos cabelos danificados. Por fim, a aplicação do óleo de coco facilita o ato de pentear, evitando uso excessivo de força sobre os fios, o que poderia danificá-los ainda mais”, revela o especialista.
Na pele
Além de aplicar nos cabelos, Yasmin também divide outras receitinhas com o produto, como um esfoliante caseiro feito com óleo de coco e café. Rodrigo explica o efeito na cútis: “O óleo de coco é bem conhecido por sua capacidade hidratante. Além de formar uma película sobre a pele, evitando a perda de água, também possui capacidade emoliente. Ele penetra nos espaços entre as células da pele, melhorando sua coesão e conferindo um aspecto mais liso e macio. Por também possuir efeito anti-inflamatório e antisséptico, é uma opção interessante para o controle da coceira em algumas doenças de pele. Devido ao seu poder hidratante, deve ser usado especialmente em peles secas e deve ser evitado em locais onde há naturalmente maior oleosidade, como na face”.