O feriado mais amado pelos brasileiros está chegando! O Carnaval chega com a promessa de grandes dias de diversão, alegria e também descanso, para quem não é muito fã de festas e multidão.

Ainda assim, muitos escolhem passar os dias livres em bloquinhos, bailes e desfiles carnavalescos, que são a oportunidade perfeita para uma super produção com aquela fantasia escolhida há meses, e também com uma beleza especial, com maquiagens coloridas e penteados diferentes.

E este momento merece uma atenção especial com o cabelo, que pode sofrer diversas agressões externas, e também aquelas causadas pelos acessórios e pelos produtos usados para penteados.

Por isso, o médico tricologista João Gabriel Nunes, fundador do Centro Médico Capilar, compartilha as suas principais dicas para cuidar e proteger os fios durantes os dias de folia. 

Proteção contra agressões externas

“Durante o Carnaval, pode acontecer uma exposição intensa aos agentes externos da natureza, como o vento, a chuva e o sol. Por isso, não deixe de usar sprays e cremes com proteção UV, principalmente para evitar o ressecamento e outros danos causados pelos raios solares; usar acessórios como bonés, lenços e chapéus pode te ajudar a proteger os fios e o couro cabeludo do vento e do sol; ao longo do dia, se possível, reaplique produtos que ajudam a manter a hidratação dos fios, como os sprays antioxidantes e hidratantes; e caso não tenha como fugir da chuva, utilize sprays à prova d’água ou óleos leves que formam uma camada protetora”.

Ferramentas de calor com segurança

“Para quem não dispensa o uso de ferramentas de calor para os penteados, como chapinhas, secadores, difusores e babyliss, é importante aplicar um protetor térmico sempre antes do uso; ajustar as ferramentas de calor para temperaturas mais baixas ou médias, e também evitar o uso diário, já que essa exposição contínua pode ressecar os fios”.

O cuidado extra nos fios é fundamental no período de carnaval – Freepik

Cuidados com os penteados

“O gel capilar é uma ótima opção para manter os fios no lugar durante os dias de festa, mas é importante usá-lo de forma segura. Prefira os géis que ofereçam uma boa fixação, mas que não deixem os fios rígidos demais. Use uma quantidade pequena para evitar acúmulo de produto, pois o excesso de gel pode ressecar o cabelo e dificultar a remoção durante a lavagem. Além disso, prefira aqueles mais hidratantes, e sem álcool na composição”.

Muitas pessoas também utilizam glitter e pedrinhas brilhantes para compor o penteado de Carnaval, mas o Dr. João Gabriel Nunes alerta: seu uso pode ser prejudicial caso não seja feito com cuidado. 

“Use glitter específico para o cabelo, pois ele é feito com partículas menores e mais seguras – o glitter comum pode ser abrasivo e causar danos ao couro cabeludo. Para fixá-lo, escolha gel ou spray fixador adequado ao seu tipo de cabelo, e nunca a cola comum. Para evitar danos, remova o glitter com água morna e shampoo suave, sem esfregar demais para não agredir os fios”.

Rotina de cuidados antes e após o Carnaval

Durante os dias de folia, o médico tricologista indica uma rotina de cuidados prática e eficaz. “Faça a limpeza diária com shampoos suaves e hidratantes, sem sulfato. Ao longo dos dias, aposte em hidratações rápidas com máscaras eficientes, para manter a umidade dos fios. Outra dica é evitar usar muitos produtos pesados, como cremes de pentear muito densos, que, combinados com o calor e a umidade, podem deixar o cabelo oleoso ainda mais rápido”. 

“Após o feriado, o foco é restaurar a saúde dos fios. Para isso, utilize as máscaras hidratantes e reconstrutoras, que vão repor os nutrientes perdidos; evite lavagens frequentes para não causar ainda mais o ressecamento aos fios, principalmente se seu cabelo for mais seco; se necessário, faça um corte para eliminar as pontinhas danificadas e ressecadas pela exposição ao calor, produtos e desgaste natural”.

Mais em