O envelhecimento é uma realidade natural e inevitável do corpo humano. Se engana quem acha que a moda e a velhice não andam juntas, elas são parceiras inseparáveis. A mulher madura valoriza conforto e praticidade, sem abrir mão da sofisticação e do estilo.
A estilista e ativista 70+, Suely Tonarque, especialista em moda para a terceira idade, fundadora do ateliê Duda by Duda e autora de diversos livros voltados para pessoas idosas, compartilhou cinco dicas incríveis para mulheres 60+ brilharem nos looks de Natal e Ano Novo. Confira:
Tecidos leves e confortáveis
Escolher tecidos de qualidade e com um bom caimento faz toda a diferença. O Natal brasileiro é regado a sol, então Suely indica tecidos frescos como linho, crepe, seda, laise, ou até chiffon, que embeleza o corpo com conforto e elegância.
Acessórios são a chave para o sucesso do look
Investir nos acessórios certos ajuda a dar aquele ‘toque especial’ no look com muita modernidade e estilo. Maxi colares, brincos discretos, mas brilhantes, lenços, ou bolsas estruturadas podem transformar um look básico em algo especial. “Acessórios artesanais com pedras naturais também são extremamente elegantes e atemporais, além de apoiar pequenos artesões, você tem uma peça que durará diversas festividades”, aconselha Suely.
Não tenha medo de explorar as cores
Talvez você seja do time que usa cores mais sóbrias ou a que ama cores chamativas, não importa, use isso a seu favor. “Tons como pérola, dourado, prateado, coral, azul ou verde são perfeitos para ocasiões festivas. Cores neutras também podem brilhar quando combinadas com detalhes metálicos ou pedrarias”, orienta e estilista.
Aposte em peças atemporais com um toque moderno
A especialista em moda 70+ dá também dicas sobre mistura de roupas: “Vestidos, seja ele o modelo que for, sempre são peças-coringas. Ter uma boa peça deste estilo em seu guarda-roupa, faz com que você fique ‘pronta em segundos’ – ou quase isso. Se você quiser ousar, um conjunto confortável e elegante também é ótima pedida. Se for do time das calças e blazers, vale a pena investir em alfaiatarias, batas elegantes também são práticas e estilosas”.
Calçados: conforto e elegância podem andar juntos
“Apesar de culturalmente sermos condicionadas a usar saltos em datas festivas, entenda seu limite, se consegue sustentar um salto, use e abuse. Mas, utilizar um sapato baixo, como mules, sapatilhas ou até papetes metalizadas e brilhantes, com um design elegante, também oferece charme sem sacrificar a estabilidade e conforto”, complementa.
Dica bônus: seja você mesma!
“Pode parecer clichê, mas esse é um conceito poderoso. Seja para festas de fim de ano descontraídas e confortáveis ou eventos mais luxuosos e extravagantes, se vestir de acordo com sua essência é sempre a melhor escolha. A moda deve refletir quem você é. A moda é você”, enfatiza Suely.
“Portanto, você é livre para usar o que quiser e o que a faz se sentir bem, independentemente da idade. Claro, muitas vezes, certa modelagem, tecido, caimento, fica melhor em cada corpo, mas não deixe isso te afligir, use isso ao seu favor. Apesar de serem dicas para o Natal e Ano Novo, todos os dias, sendo datas festivas ou não, são oportunidades para brilhar”, complementa.
Especialista em moda
Além de estilista e confeccionista, Suely Tonarque é pedagoga e psicóloga, com mestrado pela PUC-SP em Gerontologia (área que estuda o processo de envelhecimento humano). Há cerca de 40 anos tem trabalhado com moda e no início deste mês lançou o livro ‘Velhice e Moda; Velhice é Moda; Velhice na Moda’, publicado pelo Portal Edições – envelhecimento.