Suely Tonarque lança livro de moda para idosas e redefine conceito de estilo para terceira idade

Capa do livro de Suely Tonarque – Divulgação / Portal Edições

Como afirmou o renomado Gianni Versace, um dos maiores ícones da moda: “Não siga tendências. Não deixe a moda dominar você, você decide o que é, o que quer expressar pela maneira como se veste e vive”. Essa filosofia inspira Suely Tonarque, mestre em Gerontologia, que há 40 anos dedica-se à arte do vestir. Há oito anos, ela compartilha sua expertise através do seu ateliê, Duda by Duda. 

Publicidade

Recentemente, Suely uniu sua vasta experiência no vestuário de mulheres maduras ao lançar o livro ‘Velhice e Moda; Velhice é Moda; Velhice na Moda’, publicado pelo Portal Edições, do Portal do Envelhecimento.

O livro, que explora a moda e traz relatos de mulheres que foram vestidas por Suely, tem conquistado grande atenção entre o público idoso. Ele é uma celebração de memórias, histórias e a importância da moda na vida dessas mulheres.

“Escrever um livro que reflete minhas memórias de infância, quando eu e meus irmãos brincávamos de desfile sob o incentivo da minha mãe, e unir essas experiências à minha vivência como pessoa idosa, é um marco importante para minha carreira e para as mulheres que tive a honra de vestir com peças exclusivas. Este livro é uma ferramenta de inclusão e empoderamento para a mulher idosa, mas também é acessível a todas as idades. Quem ama moda vai se identificar com ele”, afirmou Suely.

Beleza de cada mulher

Ativista da causa 70+, Suely se orgulha de criar roupas que são ao mesmo tempo confortáveis, sofisticadas e pensadas para realçar a beleza única de cada mulher. Ela acredita que, com o envelhecimento, o desejo de se sentir confortável e deslumbrante cresce, e que a verdadeira elegância vem da harmonia entre conforto e estilo.

Publicidade

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Suely Tonarque (@su_dudabyduda)

Publicidade

A moda para mulheres maduras tem quebrado barreiras e desafiado o etarismo, com figuras como a americana Iris Apfel, que faleceu aos 101 anos deixando um legado de looks ousados e inspiradores, e Carmen Dell’Orefice, que continua ativa como a modelo mais velha do mundo. Elas são exemplos de que a moda não tem idade e que mulheres 60+ podem brilhar na indústria fashion, independentemente da fase da vida.

Suely, que também é pedagoga e psicóloga, observa que as mulheres mais velhas estão cada vez mais em busca de roupas que combinem conforto e beleza, refletindo uma mudança de mentalidade em relação ao envelhecimento. “As mulheres idosas estão mais preocupadas em estar confortáveis e elegantes, e percebo um aumento significativo na demanda por roupas que atendam a esses desejos”, disse ela.

Publicidade

O livro, com 74 páginas e dividido em quatro capítulos — Tempo, Moda e Desejo; Tempo, Corpo e Leveza; Tempo, Tempo, Tempo; Tempo, Memória e Imaginação — é uma obra envolvente que mistura histórias pessoais, reflexões e contos da autora. É uma leitura criativa e instigante, que celebra a moda e a arte de vestir para mulheres 60+.

Mais em