Alex Consani faz história e se torna primeira mulher trans a ganhar ‘Melhor Modelo do Ano’

A modelo trans Alex Consani na premiação – Getty Imagens

Na última segunda-feira, 2 de dezembro, a famosa modelo Alex Consani foi reconhecida como Modelo do Ano pelo British Fashion Council, evento que é frequentemente comparado ao Oscar da Moda. 

Publicidade

A cerimônia ocorreu em Londres, Inglaterra, e destacou o impacto global de Consani na indústria da moda ao longo dos últimos 12 meses. Este reconhecimento resulta da combinação de uma avaliação especializada de profissionais do setor com a opinião do público.

Em um discurso emocionado ao receber o prêmio, Consani celebrou o marco histórico de ser a primeira mulher trans a conquistar tal honraria. 

“Sou a primeira mulher trans a ganhar este prêmio!”, comemorou a modelo. “Mas não posso aceitar este prêmio sem agradecer àquelas que vieram antes de mim, especificamente as mulheres trans negras que realmente lutaram pelo espaço em que estou hoje: Dominique Jackson, Connie Fleming, Aaron Rose Phillips e inúmeras outras que lutaram pelo espaço que me permitiu florescer hoje”.

História da modelo

Natural da Califórnia e nascida em 2003, Alex Consani rapidamente ganhou notoriedade não apenas nas passarelas, mas também através de sua presença marcante nas redes sociais, onde acumula quatro milhões de seguidores no TikTok. Sua trajetória no mundo da moda começou aos 12 anos, quando se tornou a modelo trans mais jovem a assinar com uma agência.

Publicidade

Atualmente, Alex faz parte do seleto elenco da IMG Models, que também representa ícones como Gigi Hadid, Bella Hadid e Hailey Bieber. 

Desde sua estreia nas passarelas em 2021, ela conquistou destaque ao participar do retorno do Victoria’s Secret Fashion Show neste ano. Seu portfólio inclui colaborações com prestigiadas grifes internacionais como Chanel, Stella McCartney, Alexander McQueen e Marc Jacobs.

Publicidade

Mais em