Na última edição da SPFW N58, o estilista Rafael Caetano apresentou sua nova coleção em uma homenagem ao renomado desenhista Maurício de Sousa

Publicidade

A expectativa inicial era de que a coleção trouxesse referências diretas aos icônicos personagens da Turma da Mônica. No entanto, as menções aos gibis foram sutis e se limitaram à ambientação do desfile: um tapete confeccionado com páginas das historinhas percorreu a passarela.

Inspiração

As criações de Caetano refletiram o legado do artista por meio de detalhes como sua assinatura, que apareceu em riscas de giz. Sendo assim, uma peça que apresentava a metade do dinossauro Horácio. 

As cores também combinaram no universo dos quadrinhos; o verde característico de Horácio apareceu em estampas de camisas, algumas delas confeccionadas com tecidos transparentes. No entanto, o tradicional vermelho da roupa da Mônica serviu apenas como inspiração para camisas longas e shorts curtos.

Reprodução/Charles Naseh e Manequim – Desfile do Rafael Caetano

A principal influência de Rafael foi a alfaiataria. Ele incorporou cortes modernos e oversized, com muitas pregas e botões nas barras das calças. Assim, resultando em uma apresentação que trouxe uma faceta mais sóbria e elegante de seu trabalho.

Publicidade

Em uma entrevista exclusiva para a Manequim, Rafael conta que uma das suas peças favoritas é o paletó risca de giz com gola marinheiro. 

“A inspiração foi de um quadro gigante que fala sobre gerações e tem ele em três momentos da vida. E uma delas foi uma imagem dele criança, em um baile de carnaval com a roupa de marinheiro”.

Reprodução/Charles Naseh – Desfile do Rafael Caetano

O próprio Maurício de Sousa, acompanhado do filho Mauro Sousa, prestigiou o desfile na primeira fila e, ao final, foi convidado a acompanhar o estilista em uma volta triunfal na passarela, celebrando a homenagem a um dos maiores nomes dos quadrinhos brasileiros.

Publicidade

Além dele tivemos a presença do ator Bruno Fagundes e o apresentador Klebber Toledo.

Esta apresentação é a terceira parte de uma trilogia de homenagens iniciada em novembro de 2023, na qual Rafael já homenageou o cantor Belchior (1946-2017) e o poeta Mário de Andrade (1893-1945).

Por fim, Rafael conclui que encerra o ciclo de homenagens dentro da passarela, pretendendo ir ousar no lado mais abstrato na sua próxima coleção.

Publicidade

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por RAFAEL CAETANO® (@rafaelcaetanobr)

Publicidade