Com a troca de estação, é necessário tirar do armário as peças mais quentes e até mesmo se preparar para investir em novas. Apesar desses modelos terem um custo um pouco maior, é possível renovar as produções gastando pouco.
Para deixar esse processo muito mais fácil e barato, Indira Magalhães, coordenadora de estilo da Caedu, traz como solução o conceito de armário cápsula: “Apesar de popularizado recentemente, essa proposta surgiu na década de 70 pela estilista Susie Faux, que apresentou a ideia de criar um closet com poucas peças, mas com modelagens atemporais e versáteis que, além de combinarem entre si, também não deixassem de lado o estilo pessoal de cada um.”, compartilha a profissional. De acordo com Indira, a dinâmica é simples: uma quantidade de partes de baixo para um pouco mais de partes de cima e algumas sobreposições.
Para explicar melhor sobre as quantidades e em quais peças investir, a coordenadora de estilo trouxe um guia definitivo para criar um armário cápsula com apenas dez peças que permitem até 36 combinações. Confira:
Partes de baixo
A profissional indica começar a escolha das partes de baixo, pois elas serão a base dos looks: “Três peças são o suficiente, mas devem ser bem pensadas. Apostar em tons neutros é sempre uma boa escolha, como preto, branco, cinza, bege ou azul-marinho. Assim, é possível combiná-las com a maior variedade de peças de cima e sobreposições”, comenta a profissional. Outra dica da coordenadora de estilo é procurar por modelos com tecidos de qualidade: “já que a ideia é produzir vários looks com as mesmas peças é importante prezar pela durabilidade!”, diz
Partes de cima
As partes de cima serão as responsáveis por dar uma cara nova ao look. De acordo com Indira, para escolher essas peças é possível seguir o mesmo princípio das partes de baixo, mas com um adicional: “Sugiro investir em peças neutras que facilmente são combinadas, mas vale adicionar alguns modelos com cores complementares ou mais vibrantes”.
Para a profissional, quatro partes de cima são ideais para um armário cápsula de frio. Como dica extra, ela aconselha apostar em blusas de gola, que trazem um charme especial à produção. Croppeds e blusas de manga longa para o início do dia também são bem-vindos.
Sobreposições
Para completar o armário capsula de inverno, Indira indica investir em pelo menos três peças para sobrepor: “Cardigãs, suéteres e jaquetas jeans são ótimas opções para criar camadas na produção. Tecidos de algodão, linho, viscose e lã são escolhas certeiras para um look quentinho, confortável e com muito estilo durante o frio. Neste caso, vale variar no corte das peças que vão dar o toque final”, finaliza Indira.