Os telespectadores da novela das 7 da TV Globo, Cara e Coragem, já perceberam que o estilo de Jéssica, interpretada por Jeniffer Nascimento, é bem diferentão. Os acessórios coloridos, os recortes diversos das roupas e os cabelos são a marca registrada da personagem. Mas de onde veio tamanha inspiração para deixar a confidente de Bob Wright (Kiko Mascarenhas), assim, tão única?
Em entrevista exclusiva, a figurinista da novela Tereza Nabuco nos contou que o “figurino segue a mesma irreverência da personagem” já que “a construção da Jéssica se passa pela irreverência divertida”. “A personagem é livre, bem resolvida, descolada e prática. Pensamos numa pegada um pouco street, um pouco hip hop, numa paleta mais crua, mais ‘militar’. Tudo com muito humor”, explicou.
Tereza Nabuco desenvolveu esse figurino maravilhoso e Brenno Melo assinou a caracterização da Jéssica.
Mas o resultado é fruto de muito estudo. A caracterizadora Dayse Teixeira contou que para escolher o estilo da personagem, ela buscou os trabalhos anteriores de Jeniffer e criou algo completamente diferente. “Meu pensamento nesta criação no conceito da personagem foi mostrar que no mercado brasileiro temos como contar com lojas especializadas em cabelo afro que dão condição para qualquer pessoa montar penteados variados usando sua criatividade e ainda com excelente preço!”, disse.
Jeniffer Nascimento: “Quando eu fiz a primeira prova de figurino, eu já me identifiquei de cara”
Mais ‘clean’ na vida real, Jeniffer Nascimento se entregou para viver Jéssica e viu sua personagem perfeitamente representada quando fez a prova de figurino.
“Quando eu fiz a primeira prova de figurino, eu já me identifiquei de cara. Ia totalmente de encontro com o que eu pensava para a personagem. E eu trouxe algumas referências de penteados, uma vez que eu descobri que a Jéssica iria usar vários cabelos”.
E de cabelos diferentes, Jéssica entende!
Sempre mudando, a personagem aposta em penteados diferentes e tem sido inspiração para muitas crianças e mulheres com seu estilo leve e alegre!
“Criei o Pom Pom para dar identidade à personagem (também chamado de Afro Puffs ) que é muito divertido e autêntico. Inclusive, tem feito muito sucesso entre as crianças e até boneca já estão sendo lançada no mercado com esse estilo da personagem”, nos contou Dayse Teixeira.
Na oportunidade, Jeniffer comentou sobre sua personagem ser essa inspiração para outas mulheres: “Achei muito legal que ela trouxe esse movimento de resgatar maria-chiquinha para as mulheres. Eu tenho recebido muitas fotos de mulheres adultas que voltaram a usar maria-chiquinha, que estão usando ‘afro puff’, estão usando o aplique ‘soft dread’ que são as outras chiquinhas da Jéssica… Então, acho muito legal a Jéssica ter quebrado esse paradigma aí de que maria-chiquinha é só coisa de criança e que também pode ser um penteado super estiloso para se usar, sabe? Tanto criança como adultos, o feedback tem sido muito legal”.
Cor, cor e mais cor
Além de entregar representatividade nos penteados, a personagem também mostra o quanto é bom e permitido ser livre no estilo do dia a dia, colocando cor, alegria e liberdade nos looks, seja na make, nos acessórios ou nas roupas.
Os queridinhos de Jéssica são: “os tons de sua sombra, que são avermelhados, vinho e rosados, um supergatinho e um bom cílio para dar aquela levantada no olhar”, apresentou Dayse, que completou: “Batons coloridos, entre eles verde, vinho, vermelho, laranja e batons contendo glitter são variados conforme seus momentos […] Para suas unhas, a diversão continua! Escolhi cinco tons de esmaltes incríveis para a personagem. A intenção é trazer sempre harmonia e deixar sempre a personagem solar”, apontou a caracterizadora chefe Dayse Teixeira.
“Mas, Jeniffer, em quais pontos esse visual DIFERE do seu estilo próprio?”
“Olha, eu acho que, falando de guarda-roupa, eu usaria muitas coisas que a Jéssica usa, mas falando de maquiagem, por exemplo, ela tem sempre muita maquiagem, muita sombra, muito batom… A gente fez uma brincadeira em que a maioria das vezes os batons combinam com os brincos. Então ela tem batom azul, tem batom verde. Eu Jeniffer, na vida real, gosto de ser mais ‘clean’”, revelou.
E apesar de apostar em algo mais simples no batom, como ela disse, na roupa é diferente! As cores são muito bem-vindas na vida de Jeniffer e ela nos explicou o motivo!
“No meu dia a dia, no quesito roupas, eu sempre gosto de ter peças coloridas. Acho que cor é energia! Então, tenho muitas peças coloridas, muitas cores vibrantes, ainda mais eu que tenho a pele negra, acho que cores vibrantes sempre realçam mais a cor da minha pele, então eu gosto muito de usar cores. Eu, Jeniffer, assim como a Jéssica, também uso vários cabelos. Tenho várias laces, perucas, gosto muito de trançar o cabelo. Eu sempre gosto de ter novos visuais. Nos últimos tempos eu não tenho feito tanto por conta das gravações da novela. Então esse ano eu investi bastante nas laces e nas perucas porque eu gosto de ter visuais diferentes em ocasiões diferentes e acho que o barato da vida é a gente ter liberdade de ser o que a gente quiser, de vestir o que a gente quiser e a Jéssica me trouxe fortemente essa inspiração”, finalizou.
Diversão é a meta!
Tereza Nabuco apontou: “eu acho que o que difere a personagem da atriz é que, como a Jéssica é mais nova que a Jeniffer, talvez ela seja mais livre nas ousadias. Continuo achando que seu maior compromisso é com a diversão”.
E Dayse Teixeira finalizou: “Gostaria de destacar que atriz Jeniffer Nascimento é muito parceira e me ajuda muito nas suas composições. Vejo o que a Jeniffer tem em comum com sua personagem que são a alegria e garra!”
Cara e Coragem, uma comédia romântica de ação embalada por aventura e mistérios, é criada e escrita por Claudia Souto com direção artística de Natalia Grimberg.