Os diferentes tipos de tinta para cabelos: saiba como escolher a sua
Na coluna desta semana, Luigi Moretto ensinou tudo que você precisa saber sobre os diferentes tipos de tinta, além da duração de cada uma delas nos cabelos
Na coluna desta semana, Luigi Moretto ensinou tudo que você precisa saber sobre os diferentes tipos de tinta, além da duração de cada uma delas nos cabelos
Pode até parecer simples, mas compreender qual é a melhor opção para mudar a cor dos cabelos exige conhecimento sobre os fios e sobre as opções disponíveis no mercado. Vale saber tudo antes de pedir uma cor nova no salão, já que os diferentes tipos impactam diretamente no resultado e ainda possuem funções e objetivos diferentes.
Tintura permanente ou oxidativa: À base de amônia e oxidante, penetra na fibra capilar e altera o pigmento. Ela age em toda a estrutura do cabelo e muda o tom de forma permanente, pois retira a cor natural dos fios e substitui pela cor escolhida.
É indicada para cobrir fios brancos e faz mudanças radicais.
Clareia a cor natural em até quatro tons e em dois tons caso o cabelo já seja tingido. Para quem deseja escurecer as madeixas, a tinta permanente faz isso sem restrição.
A duração, como próprio nome diz, é permanente, ou seja, só vai sair conforme a raiz for crescendo.
Tintura semipermanente: Ela age como uma maquiagem que vai se desbotando à medida em que se lava o cabelo, pois deposita pigmentos de cor apenas na cutícula do fio; possui baixo poder de oxidação e não tem amônia. Só escurece os fios e tinge apenas metade dos brancos, pois age apenas na superfície.
Indicada para quem deseja realçar a cor e ganhar brilho. Dura cerca de 20 lavagens.
Tinturas temporárias: São a opção para quem busca são resultados mais sutis. Essas tintas são livres de amônia e de oxidante, contém apenas corante, que adere na parte externa dos fios.
É bem indicada para quem deseja mudar o visual, mas ainda sente alguma insegurança, mas também deseja mais brilho ou realçar a cor natural e disfarçar os primeiros brancos. São interessantes de serem para os dias que antecedem um retoque de raiz, mas já não é possível disfarçar ou esconder a parte discrepante. A parte mais chata é que a duração é curta e dura em média, 10 lavagens.
Tinturas vegetais: Tintura vegetal consiste na incorporação de pigmentos naturais na formação do fio de cabelo. São as chamadas tinturas progressivas.
Não cobre os brancos com perfeição. Ideal para fios sem volume ou oleosos, já que não engordura nem pesa. Cria apenas reflexos nos brancos. É a conhecida hena, que não entra na cutícula do fio. Mas, por ter tanta afinidade com o fio, ela adere facilmente à superfície. É como que se ela encapasse o fio de cabelo.
A ação da henna é cumulativa; quanto mais se aplica mais a cor vai se aderindo. O tempo para a necessidade de reaplicação aparecer é de cerca de vinte dias.
A henna natural sempre tem nuances avermelhadas ou acobreadas. Mas, há marcas que misturam o pó extraído da planta natural a metais mais pesados. Nesse caso, os produtos têm uma química mais forte e podem até mesmo modificar a estrutura do fio. Desconfie de hennas com cores que fogem às nuances mais comuns (como a preta, por exemplo).
Tinturas metálicas: A coloração metálica, também conhecida por coloração progressiva, é uma preparação que contém sais de chumbo, prata, cadmo, bismuto, níquel, cobre e estanho.
Ver essa foto no Instagram
Estes elementos combinam com o enxofre do cabelo, formando uma capa em torno do fio. Estes produtos podem possuir ativos incompatíveis com colorações de oxidação – as permanentes ou semipermanentes, que contêm água oxigenada – e, ao serem sobrepostos, correm o risco de danificar a saúde dos cabelos severamente, deixando os fios quebradiços e com maior tendência à queda.
Agora que você já entendeu um pouco mais das opções que temos disponíveis hoje no mercado e nos salões, pode escolher a melhor opção para garantir a sua mudança de visual sem prejudicar a saúde dos seus fios e que mais lhe dê conforto e praticidade para o seu dia a dia.
Bora então fazer uma mudança radical?
Beijos e até semana que vem!