BUMBUM CARE: Como o tempo afeta os glúteos e por que devemos cuidar dessa região

Você cuida da pele dos seus glúteos? Essa pergunta parece simples, mas muitas pessoas se esquecem dos cuidados diários com essa região do corpo e sofrem no futuro. Este é o tema da coluna da Dra. Mariana Veloso nesta semana!

BUMBUM CARE: Como o tempo afeta os glúteos e por que devemos cuidar dessa região
BUMBUM CARE: Como o tempo afeta os glúteos e por que devemos cuidar dessa região – FREEPIK/ master1305

Muito tem se falado sobre os cuidados com a região do bumbum. Nas redes sociais, diversas influenciadoras têm aderido à prática do “bumbum care”, como foi apelidada a rotina de cuidados com os glúteos.

Publicidade

Talvez a tendência voltada para a região seja o resultado do aumento do tempo que passamos sentados em casa no home office ou pelo fato de que nos últimos dois anos, com o isolamento social, passamos a enxergar um novo tipo de autoconsciência corporal e de bem-estar.

O fato é que, assim como o restante do nosso corpo, o bumbum também é impactado com efeito do tempo e efeitos externos e, por isso, devem entrar em nossa rotina de cuidados, para envelhecermos bem, com uma pele bonita e saudável também nesta região.

COMO OS GLÚTEOS SÃO AFETADOS AO LONGO DOS ANOS?

A pele do bumbum é mais grossa que a pele do rosto ou de outra parte do corpo, e com o passar dos anos, sofre os efeitos do tempo.

Além disso, colocamos todo o peso em cima dessa região e, sofremos com o atrito das roupas, que o torna mais sensível, deixando a pele seca, irritada e mais propensa a acne, entre outras condições. Por isso, a região precisa de cuidados específicos para estimular a produção de colágeno e hidratação, de modo a melhorar a aparência da pele e prevenir condições como flacidez, foliculite, estrias e celulite. E desta forma, assim como na pele do nosso rosto, esses tratamentos ajudam a auxiliar no fechamento de poros e tratamento de acnes, pelos encravados e bolinhas vermelhas.

Publicidade

Ganho e perda de peso afeta a pele do bumbum

Outro aspecto a ser considerado é que, ao engordar ou emagrecer, a pele do bumbum sofre muito com a variação de elasticidade, o que faz com que a firmeza diminua com mais facilidade depois de alguns anos.

A redução da elasticidade também favorece o surgimento de celulite e estrias, por isso, os produtos e tratamentos chamados de Bumbum Care nunca estiveram tão em alta nos trends de pesquisas e nas prateleiras de cosméticos para os cuidados com a pele. Eles ajudam a combater esses efeitos a longo prazo na região.

BUMBUM CARE: “QUAIS CUIDADOS PRECISO TOMAR?”

Para os cuidados com o bumbum, que devem ser diários, assim como com rosto e demais parte dos corpos, aposte nos produtos com ativos como vitamina C, ácidos glicólicos, ácido retinóico, salicílico e lático, ureia e manteiga de karité, que auxiliam na uniformização da textura da pele e na hidratação da região.

Publicidade

Também é importante trocar os sabonetes em barras por um óleo lavante durante o banho, apostando em movimentos circulares que auxiliam a renovação celular da pele e melhoram a microcirculação.

Esfoliar delicadamente a pele entre uma ou duas vezes por semana, no intuito de remover a camada mais superficial, também ajuda a melhorar a textura e clarear alguns tipos de manchas.

Já para quem não tinha o hábito de cuidar da região e quer amenizar os efeitos do tempo acumulados na região, existem alguns procedimentos estéticos que podem ajudar a dar um up no bumbum, conquistando uma pele mais saudável e firme, como os bioestimuladores injetáveis (do ácido poli-L-lático e a hidroxila de cálcio), que além de estimularem o colágeno, melhoram a qualidade da pele e ameniza as celulites.

Publicidade

Outro preenchimento é o feito com ácido hialurônico específico para esta região, que possui o poder de volumizar o bumbum e melhorar a celulite.

Celulites

Para melhorar ainda mais a celulite, pode ser feita a subcisão, uma técnica cirúrgica de baixa complexidade, que pode ser realizada no próprio consultório e é uma ótima alternativa para correção de relevos e depressões profundas na pele.

Mas lembre-se: antes de realizar qualquer procedimento é importante conversar com o médico de sua confiança, para que ele identifique as suas reais necessidades e te ajude a potencializar sua beleza natural.

Publicidade

O intuito é você envelhecer bem, se sentindo autoconfiante com uma pele saudável e bonita, e isso inclui o bumbum.

**

Mariana Veloso: Com a missão de cuidar de seu paciente por um todo, visando sempre o cuidado, saúde e bem-estar, a Dra. Mariana Veloso é graduada pela Faculdade de Medicina 9 de Julho, possui Clínica Médica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e pós-graduação em Dermatologia pela ISMD. Referência na área de dermatologia e em medicina estética em Sorocaba, atualmente possui uma clínica no bairro Campolim, onde oferece aos seus pacientes a busca por uma beleza com consciência e naturalidade. Para oferecer o que há de melhor para os seus pacientes, a especialista está sempre em busca de atualização, participando ativamente das organizações de maior representatividade em pesquisas, congressos e eventos em São Paulo, Lisboa, San Diego, Madri, Washington e Paris. É membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética.

Mais em