Os hábitos noturnos podem muitas vezes passar despercebidos na correria do dia a dia, mas acredite, eles podem ser essenciais para deixarem os fios daquele jeitinho que você mais ama!
Por isso, eu te desafio a criar novos hábitos para ter as madeixas – literalmente – dos seus sonhos. Eu garanto que as dicas são simples e práticas, basta dar um pouquinho de atenção aos fios antes de ir para a cama.
Regra número 1: Dormir com cabelo 100% seco
Ao dormir com o cabelo molhado, os fios ficam mais frágeis e predispostos à quebra por conta do atrito com o travesseiro, podendo trazer danos permanentes aos fios. Além disso, é um ambiente propício para a proliferação de bactérias e fungos.
Regra número 2: Hidratar com uma umectação noturna
Os óleos naturais são os melhores amigos de qualquer cabelo, principalmente dos fios cacheados. E tudo isso é tão importante porque é durante a noite que os produtos penetram no fio, dando mais nutrição e elasticidade ao cabelo. Por isso, experimente fazer a umectação e deixar o óleo agir nos fios enquanto dorme. Assim que acordar, lave com produtos adequados para o seu tipo de cabelo.
Regra número 3: Abuse do cetim
Seja na touca ou na fronha, o tecido cetim é milagroso para acabar com o temido frizz. A tática ajuda para evitar que os fios fiquem amassados e sem definição. E por que não as tradicionais fronhas de algodão? Elas roubam a umidade do cabelo e a fricção dos mesmos resulta em fios sem definição no dia seguinte. A solução é trocar a sua fronha por uma de cetim ou usar a touca do mesmo tecido. Ao contrário do algodão, o cetim tem dificuldade de absorver a oleosidade da raiz, não causa frizz e não desfaz a forma natural do seu cabelo.
Regra número 4: Penteie e prenda
Além de desembaraçar e pentear, alguns penteados podem moldar os seus cabelos. Um simples coque pode garantir um efeito ‘messy’ quando feito antes de dormir. Pegue os fios e puxe para o alto, torça-os de maneira despretensiosa e prenda com um elástico. Finalize no dia seguinte com um spray texturizador e ajeite com os dedos os fiozinhos.
As tranças também são boas alternativas para amarrar o cabelo antes de dormir, mas só para quem quer exibir ondas marcadas no dia seguinte. Se a ideia for manter o efeito de uma escova, por exemplo, esse penteado não ajuda, daí é melhor seguir com os fios lisinhos e soltos, ou na antiga touca feita com grampos (aquelas que a vovó fazia).
Os rolinhos ou tranças, que podem ser presos com elásticos (sempre revestidos com tecidos), são formas tradicionais de evitar que os cabelos desmanchem.
Com tranças maiores e mais grossas, os fios ficam com menos volume e se comportam bem no dia seguinte. As tranças menores formam cachos pequenos e formam aquele volume proposital, quase com o moderno efeito frisado.
Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.
Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!
“Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.
De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências.
Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!