Saia da mesmice: aprenda a fazer saias usando camisas

Aposte no método upcycling – que recupera produtos que seriam descartados – para transformar aquela camisa parada no armário em uma saia linda e original

MATERIAL 

Publicidade
• 1 camisa masculina 
• 1 botão de pressão 
• Alfinetes 
• Fita métrica 
• Giz • Régua 
• Kit de costura 
COMO FAZER
MEDIDAS
Meça o quadril, divida pela metade e acrescente 3 cm. A cintura da camisa tem que ser igual ou maior (não mais de 8 cm) à medida calculada. O elástico deve ter cerca de 4 cm de largura. Para calcular o comprimento, coloque o elástico na cintura, na altura onde vai ser usada a saia. 
CORTE 
1. Dobre a camisa no meio fazendo coincidir as costuras laterais. Alfinete. Faça uma linha reta com giz perpendicular à vista a 2 cm do começo da cava. 
2. Faça uma linha de alfinetes a 4 cm da linha marcada para segurar o tecido. Corte sobre a linha. Corte as mangas bem rente à costura original da cava.
COSTURA 
3. Faça uma barra na parte superior onde se cortou. Dobre 2 cm das pontas dos elásticos e prenda com alfinete. Marque o elástico em quatro partes iguais. Marque o centro das costas da camisa. Abra a camisa e, pela parte interna, posicione o elástico com alfinetes a 2 cm da barra, fazendo coincidir as marcações com as costuras laterais e o centro das costas. Dobre o tecido do lado da barra tapando o topo do elástico e passe um pesponto para unir a camisa com o elástico. 
4. Faça um segundo pesponto a 0,5 cm da borda inferior do elástico. Coloque o botão de pressão na vista no centro do elástico. Costure com costura francesa a cava frente com costas fazendo o fundo do bolso. Marque a 2 cm do ponto mais baixo da manga uma linha reta perpendicular ao centro da manga. Faça uma prega na linha marcada para que fique medindo 18 cm e alfinete pegando só a “folha” que está do lado da carcela. Enfie o bolso para dentro da manga. 
5. Costure a manga e fixe-a com a costura na lateral da saia só pela “folha” que fica do lado da carcela, segurando a prega marcada com alfinete. Faça pesponto para marcar a boca do bolso de 14 cm.

ESTA SAIA é uma das mais populares da Comas, marca que atua dando forma nova a camisas masculinas que não passam pelo controle de qualidade das fábricas por causa de pequenos defeitos. “Neste modelo nós aproveitamos as mangas como amarração e como bolso. O resultado é inusitado e sobra a parte de cima da camisa que pode ser usada para criar outras peças”, diz a estilista Agustina Comas.

QUEM FEZ
No Brasil desde 2004, a uruguaia Agustina Comas é expert em upcycling. Antes de se dedicar à própria marca, a Comas, trabalhou com o estilista Jum Nakao. COMAS São Paulo- SP

Mais em