Faça e use: estojo para colocar seus pincéis de maquiagem

Seus pincéis de maquiagem vivem bagunçados? A costureira Elisa Dantas ensina a fazer um estojo que vai facilitar a organização do seu dia a dia

PASSO A PASSO MATERIAIS
• 2 retângulos de tecido tricoline 100% algodão de 28,5 cm x 32 cm (externo e interno)
• 1 retângulo de 26 cm x 32 cm (divisórias)
• 1 faixa de 4 cm x 54 cm
• 1 retângulo de feltro de 28,5 cm x 32 cm
• 1 retângulo de entretela termocolante fina de 26 cm x 32 cm
• Ferro e tábua de passar
• Alfinetes cabeça de vidro
• Fita métrica
• Tesoura para tecido e arremate
• Giz para tecido
• Linha para costurar 

MODO DE FAZER
Posicione a entretela no avesso do tecido das divisórias e, com o auxílio de um paninho, passe o ferro para fixar. Aproveite e passe a faixa ao meio no sentido do comprimento e faça um vinco. Dobre as duas extremidades para dentro. Una as duas laterais e passe, formando uma faixa. Alfinete. Dobre o tecido da divisória ao meio e trace as divisórias com 7 cm nas laterais e 6 cm no meio. Coloque o tecido já com as marcações em cima do tecido interno, deixando o lado aberto para baixo. Alfinete e costure em cima das linhas. Passe duas costuras paralelas e bem rentes à extremidade na faixa e dê um nó em uma das pontas. Coloque o tecido de fora, direito com direito, sobre o tecido onde costuramos as divisórias. Do lado oposto às divisórias, faça uma marcação de 1 cm nas extremidades superiores e outra de 7,5 cm de altura. Ligue essas marcações e destaque o triângulo formado cortando com a tesoura. Remova o tecido de fora para poder encaixar a faixa, a 2 cm a partir da extremidade superior da divisória, posicione o lado sem nó na lateral do estojo. Alfinete. Posicione novamente o tecido de fora sobre o das divisórias e estes todos em cima do feltro. Alfinete toda a volta e deixe uma abertura de aproximadamente quatro dedos nas divisórias. Costure com 1 cm de margem e com o feltro para baixo. Corte o excesso e destaque os cantinhos com cuidado para não pegar nas costuras. Desvire. Ajeite as pontas com o alfinete, jogue a abertura para dentro e alfinete. Passe bem a peça para que ela fique compacta e mais bonita. Dobre a aba para dentro, deixando um espaço de 1,5 cm entre ela e as divisórias. Passe para vincar e faça uma costura para que fique sempre no mesmo lugar. Costure toda a lateral com pontos bem rentes. Assim você fecha a abertura e deixa a peça mais firme e bonita.
DICA ESPERTA
Adapte o tamanho para guardar outros objetos, como talheres, lápis de cor e itens de higiene. Use a imaginação!
A ESPECIALISTA
Elisa Dantas herdou das avós o interesse pela costura. E o que era um hobby virou negócio. Em seu blog, ela dá dicas valiosas e compartilha inspirações. Além disso, Elisa também ministra oficinas e cursos. 
Foto: Leandro Mantovani
A COSTUREIRINHA – www.acostureirinha.com

Publicidade
AGRADECIMENTO NATURA (PINCÉIS)

Mais em