1. A escolha do tecido

Publicidade
Antes de criar sua peça tenha em mente o tecido que será utilizado. Para quem está começando, tecidos planos e de espessura média são os ideais – tricoline de algodão é um dos exemplos. Mas lembre-se: independente da sua escolha, certifique-se de que ele não encolherá após a primeira lavagem (fazendo com que seu trabalho vá por água abaixo) e, se possível, lave-o antes de tomar forma. 
2. Alinhave
Hora de deixar a preguiça de lado e alinhavar a peça antes de partir para a máquina de costura. Essa etapa é importante para que a costureira e o cliente tenham ideia do que a peça irá se tornar e, por não ser uma costura definitiva, permite eventuais mudanças. 

3. Não poupe alfinetes
Não é raro encontrar nos moldes uma etapa dizendo para alfinetar o tecido, e não pense que é uma bobagem! Com o tecido preso por alfinetes, de maneira firme e correta, você elimina uma preocupação e garante segurança durante o processo de costura. Na duvida, alfinete! 
4. Passe seus projetos
Com as costuras ajustadas e vincos bem definidos, qualquer criação ganhará um ar profissional – mesmo que não seja. Ter o ferro de passar por perto garante um capricho especial para sua peça. 
5. Invista em bons materiais
Ter uma boa tesoura de costura, régua, base de corte e diferentes tipos e cores de linhas em seu ateliê é tão importante quanto escolher corretamente o tecido que dará forma a sua peça. Mas lembre-se: além de investir nestes itens, armazene-os em um lugar especial e planejado para eles, já que alguns – como a tesoura para tecidos – podem estregar e perder a funcionalidade quando em contato com outros tipos de materiais.  

Mais em