Compondo o elenco da novela No Rancho Fundo, da Globo, Dandara Queiroz tem chamado atenção ao compartilhar as pinturas corporais indígenas que realiza durante as folgas das gravações.

Publicidade

Usando elementos naturais como o jenipapo e o urucum, a jovem de 26 anos carrega no corpo e no rosto a identidade cultural de sua comunidade: “É extremamente necessário dar visibilidade à cultura indígena. Faço isso através das pinturas, além da atuação, da música, moda e artesanato”, afirma.

Nascida em Araçatuba, interior de São Paulo, e criada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, Dandara  realiza as pinturas indígenas desde criança, além de produzir acessórios como amuletos de proteção, cantar e compor.

Antes do sucesso na TV, a atriz chegou a vender geladinhos para complementar a renda familiar. Foi revelada como modelo e passou a fazer sucesso na moda: detém título de recordista de desfiles na São Paulo Fashion Week de 2022, além de passagens pelo mercado internacional, capas para Vogue e Elle, e trabalhos para grifes renomadas como Lancôme – estrelando campanha mundial junto à prestigiada atriz Zendaya, e de outras como Vivara, Animale, Cia Marítima e Lenny Niemeyer.

Publicidade

Depois de despontar como top model, Dandara foi escalada para a atual novela das seis e vem dedicando-se à carreira como atriz. Recentemente, protagonizou episódio de Falas da Terra – Histórias Impossíveis, da Globo, em um capítulo que homenageou os povos indígenas. Foi ela, aliás, quem compôs em parceria com Graci Guarani os versos que cantou no episódio.

Descendente da etnia tupi-guarani, Dandara engaja-se no ativismo indígena, trabalhando coletivamente com as lideranças originárias para a inclusão e a representação, honrando sua origem e ancestralidade.

Confira fotos da artista:

Publicidade
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação